março 24, 2009

g-zus iz in da house



Quando vi essa imagem, passeando por uns sites russos, lembrei da resenha que Kyle "Da G-Man" Goldman, Gaming Xpert do Zounds Youth Rock Ministry, escreveu sobre Tetris em outubro do ano passado. Precisamente este trecho:
Tetris é inganhável, você pode apenas adiar sua inevitável derrota. Esse aspecto fatalista não deveria surpreender, uma vez que o jogo foi originalmente criado na União Soviética, em 1985, onde o governo Ateísta ensinava para todos que não existe nada além de uma existência desoladora e sem sentido seguida pela morte, sem possibilidade de Salvação.
De cinco possíveis, Da G-Man deu zero para Tetris.

O Zounds YRM não é o único site/blog de jogadores de videogame cristãos. Existem outros, como o Gamers4Jesus e o Hardcore Christian Gamer. A diferença é que a maior parte desses sites, além de tratarem às vezes de jogos essencialmente cristãos, também respeitam que as pessoas joguem Call of Duty 4, ou Halo Wars, talvez não aquele simulador de estupro.

Da G-Man não aceita nada. Entre os jogos "seculares e não-cristãos" que ele resenhou, apenas Metal Gear Solid 4 conseguiu arrancar uma -inha. Todos os outros receberam zero. A lista inclui games obviamente criticáveis por um fundamentalista, criticáveis até por pais ateus?, como a série Doom, Grand Theft Auto IV e "jogos de zumbi em geral". Mas G-Man vai além e arrasa Guitar Hero, Rock Band, Spore e... Tetris.

Detalhe, Da G-Man muitas vezes nem joga os jogos antes de resenhá-los. Ele confia em nós, Seculares:
Nota: eu não joguei os games mencionados aqui pois eles eram classificados como "M" [para maiores de 17 anos] e não eram permitidos no campus da Fellowship U, então estou baseando esta mini-resenha em reportagens da mídia Secular.
Sobre o Guitar Praise, o GuitarHero/RockBand com músicas gospel. ele nem precisou esperar o lançamento: "tenho certeza de que eu vou dar pelo menos ††††". Profeta.

É disso que ele gosta: jogos com temática cristã absoluta. Coisas como Catechmen (††††), "o primeiro jogo 3D em primeira pessoa que se passa na Roma pré-Constantino quando os Cristãos estavam sendo perseguidos". "É como um Doom", ele explica, "mas não transforma os jogadores em assassinos".

Pessoalmente eu gosto bastante do Jesus In Space (††††), que ensina jovens como levarem a palavra de Deus para outros mundos. São três planetas: o planeta-peixe, o planeta-robô e o planeta-homens-de-neve. Em cada mundo Jesus tem a aparência de um morador nativo. Da mesma forma que ele veio a nós como Homem, ele aparece para os robôs como um robô (humanóide, claro). Assim as crianças vão saber como salvar a alma de aliens que elas venham a encontrar em sua jornada neste mundo.

O Zounds Youth Rock Ministry, além de ter uma página de gaming, é também uma banda que usa o "rocking power of awesome music" para levar Jesus aos adolescentes e jovens-adultos que acham a igreja tradicional "muito chata ou uncool". Eles oferecerem uma Salvação Totalmente Radical para as crianças de hoje, totalmente radicais! Enfim, Salvação Nescau que inclui, óbvio, videogames.

[Zounds é uma contração em inglês antigo criada por William Shakespeare para a expressão God's wounds, que remete às chagas da crucificação de Cristo. Existiu outra banda chamada Zounds na história do rock, ironicamente um grupo inglês de anarco-punk, membro do mítico selo anarquista Crass Records]

O Zound YRM está ligado ao grupo cristão ultra-fundamentalista Objective: Ministries. A ação mais famoso dos Ministries, que pregam uma visão "cristã objetiva", foi pedir o fechamento do site da Landover Baptist Church, uma igreja ficcional e satírica criada em 1993. Eles estão pedindo isso, sem sucesso, desde 2000. Saca o argumento:
A Internet foi criada pelos Estados Unidos da América - uma nação Cristã - e não deve ser usada para espalhar propaganda de ódio anti-Cristã, secular, ou não-Cristã. Esta é a nossa Internet, e nós devemos exercitar nossa posição como seus donos e protetores da civilização para parar seu mal uso.
Nada como a razão. Sinto falta do Carmageddon. Podia fazer uma versão nova, Carmageddon - Objective: Ministries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!