janeiro 18, 2009

Nee-ma Nu-ri-zaa-da

Dentre as coisas boas que o ano de 2008 revelou para mim esta um piá chamado Nima Nourizadeh.
Conheci quando vi pela primeira vez o clipe de L.E.S. Artistes da Santogold. O que me chamou atenção não foi exatamente o clipe que já era ótimo, foi, na verdade, as semelhanças com outro excelente clipe, o vídeo Ready for the Floor do Hot Chip. Daí não foi dificil descobrir que eram duas obras desse jovem inglês chamado Nima. O portfolio desse cara mais parece um recorte de tendências musicais, não sei se é ele que tem esse olhar clínico ou se são os artistas que reconhecem nele uma chance de filmar um ótimo material, fato é que, pela mãos deles surgiram os primeiros clipes de gente como Lilly Allen, Hot Chip, Maximo Park, Yelle, Santogold, Jamie T e Art Brut, achou pouco?
Além de tudo isso, ele tem uma pegada autoral muito forte, seu trabalho é como um quebra-cabça que monta e se desmonta dando origem a diversas formas coloridas e muito modernas. Quem assistiu o vídeo Good Weekend do Art Brut vai achar lá as mesmas color bars do vídeo Ready for th Floor do Hot Chip, que assim vai ver muita gente suja de tinta na cara como no vídeo de L.E.S. Artistes da Santogold ou no My Patch do Jim Noir, da mesma forma como existem semelhanças também com o vídeo Salvation 2 do Jamie T. Parece que pra ele tudo é um estudo, tudo pode ser melhorado, Rat is Dead do CSS até parece mesmo uma continuação do Our Velocity do Maximo Park.
E esse ano com certeza foi o ano dele, ganhou o prêmio de melhor diretor no UK MVA´s e foi shortlist no EMA´s. Agora ele esta filmando para nova campanha da Adidas que logo estara na rua.

Pra quem se interessou: http://www.nimanourizadeh.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!